Embalagem popular: saquinho de ziplock
O saquinho de ziplock é uma das embalagens mais populares do mercado por causa da versatilidade e dos benefícios que seu uso confere. Essas vantagens são de funcionalidade, economia, sustentabilidade, praticidade e eficiência para empresas e clientes, que podem tirar benefícios da aplicação na rotina.
Fabricação do saquinho de ziplock
O saquinho de ziplock é fabricado com quatro tipos de matéria prima com a técnica coextrusada, em que são construídas camadas de resina plástica até se chegar a uma embalagem flexível o suficiente para suportar todo tipo de conteúdo e resistente o bastante para não se romper ou rasgar durante o uso.
As matérias prima podem ser:
- Polietileno de alta densidade (PEAD), que é um plástico mais rígido e com resistência a tensão, compressão, impacto, tração e variação de temperatura. Não é tóxico e é impermeável;
- Polietileno de baixa densidade (PEBD), que é um plástico flexível, transparente e viscoso e que tem resistência ao impacto;
- Polipropileno (PP), que é um plástico atóxico e com boa resistência aos impactos. Promove proteção impermeável, mas é sensível aos raios solares UV e agentes oxidantes;
- Plástico reciclado, que tem o acabamento translúcido ou opaco e não pode transparente. É o único material que é tóxico e pode contaminar alimentos, por exemplo.
O saquinho de ziplock tem um lacre especial, de sistema zíper, em que os trilhos se encaixam e promovem o fechamento hermético, que impede a troca de ar entre o interior da embalagem e o ambiente externo. Por isso, ajuda na conservação do conteúdo.
Indicações de uso do saquinho de ziplock
O saquinho de ziplock pode ser usado por várias empresas de diferentes segmentos e para várias funções. Por exemplo:
- Armazenamento de alimentos em cozinhas domésticas;
- Embalagem de produtos da indústria alimentícia;
- Circulação interna de documentos entre setores da empresa;
- Embalagem de pequenos produtos (parafusos, ferramentas, bijuterias, material para artesanato);
- Embalagem e proteção de roupas, principalmente moda praia e moda íntima;
- Embalagem de manual de usuário ou proprietário dele aparelhos eletroeletrônicos;
- Embalagem de pilhas e pequenas peças eletrônicas.
Ao ser usado, o saquinho de ziplock gera vários benefícios de praticidade, porque o fecho zip é funcional, seguro, eficiente, versátil, econômico e sustentável. Além disso, ajuda a aumentar a conservação dos produtos embalados por causa do fecho ziplock que é hermético, impedindo a troca de ar.