Embalagem ziplock – conservação acima de tudo
A embalagem ziplock é usada por empresas de vários ramos, mas principalmente pela indústria alimentícia e de moda, que precisam de uma garantia de conservação do conteúdo. Além disso, a embalagem ziplock também é indicada para fazer a movimentação interna de documentos.
Esse tipo de envelope ou saco plástico tem as seguintes características:
- Proteção;
- Embalagem;
- Conservação;
- Versatilidade;
- Economia;
- Sustentabilidade;
- Funcionalidade;
- Eficiência;
- Praticidade.
Do que a embalagem ziplock é feita?
A embalagem ziplock é fabricada com a resina de polietileno de alta densidade (PEAD), polietileno de baixa densidade (PEBD), polipropileno (PP) ou com material reciclado. A técnica é a coextrusada, que processa a resina de forma que ela seja derretida e depois são construídas camadas finas que ao serem sobrepostas resultam no saco ou envelope de plástico.
Essa técnica confere à embalagem ziplock flexibilidade e resistência a fatores do ambiente externo, como umidade, luz, calor e poeira.
A confecção pode ter um processo adicional que transforma o acabamento transparente ou translúcido da embalagem ziplock em opaco. É a aplicação de uma película de filme escuro (geralmente preto ou cores em tons fechados) na parte interna da embalagem, que impede a visualização do conteúdo através da superfície externa ou colocando contra a luz.
Vale lembrar que para o armazenamento de alimentos, o ideal é que o acabamento seja transparente ou translúcido para que o conteúdo seja visto.
A embalagem ziplock tem ainda o fechamento no sistema zíper, que consiste em trilhos de formatos macho e fêmea que se encaixam perfeitamente e conferem o lacre hermético, ou seja, impede a troca de ar de dentro da embalagem com o ar do ambiente externo. Esse fecho é seguro e protege o conteúdo de ser lançado para fora da embalagem, além de promover uma conservação melhor.
Vantagens de usar a embalagem ziplock?
O uso da embalagem ziplock confere algumas vantagens, como proteção contra variáveis do ambiente externo (impermeável, anti raios solares UV, antichamas, rupturas, perfurações, poeira), é ainda resistente à variação de temperatura, gera segurança de que o conteúdo não será extraviado e ainda conserva melhor o conteúdo, aumentando a vida útil e mantendo as condições.